Cursos NEDA-BRAIN
Cursos NEDA-BRAIN
Noções básicas e descobertas científicas atuais sobre o neurouniverso para medicina, terapias, reabilitação, pedagogia, cuidado e apoio geral.
Inclui o material de acompanhamento / Certificado / 6 Meses para cursar
Descrição do Curso “Neuroanatomia Funcional da Motricidade e seus Distúrbios”
O cientista e Prêmio Nobel Charles Sherrington afirmou, em 1924, que: „Tudo o que o ser humano consegue fazer é através dos Movimentos. Quer seja para produzir um fonema, quer seja para construir uma cidade, quer seja para desmatar uma floresta!”. Quanto mais refletimos sobre esta afirmação, tanto mais ficamos convencidos de que o Sistema Motor pode transformar pensamentos em movimentos. Graças ao sistema motor podemos nos comunicar, fazer-nos entender, construir, destruir, escrever, ler este texto e colocar o mundo em movimento.
Todo comportamento motor necessita da ação coordenada, variada e integrada dos mais de 750 músculos. Essa complexidade é controlada pelo sistema nervoso, o qual capta, transporta, avalia, seleciona e processa os distintos tipos de estímulos oriundos do meio ambiente e do nosso próprio corpo. Enquanto o Sistema Sensitivo transforma energia biofísica em informações nervosas eletroquímicas, o Sistema Motor transforma o processamento neuronal em energia através da contração muscular.
Informações:
São 11 aulas entre 20 e 25 minutos cada;
Inclui o material de acompanhamento em PDF;
Dá direito ao certificado do curso;
Você possui 6 meses para cursar.
Resumo dos Tópicos:
O ser humano é direcionado por receptores
Medula espinal: geradores centrais de padrões (CPGs)
Fusos neuromusculares, neurônios motores superiores e inferiores e a harmonia dos nossos movimentos
Formação reticular e as adaptações posturais antecipatórias (APAs): estabilidade antes da mobilidade
Conexões e integrações estruturais para a regulação da postura e do movimento
Cerebelo: funções motoras clássicas (determinação do tempo do movimento e coordenação do movimento) e funções não-motoras (atenção, planejamento, solução de problemas etc.)
Córtex pré-frontal (o nascimento das intenções) e córtex motor (deflagrar dos movimentos)
Núcleos da base: automatismo, Parkinson, Huntington e discinesias
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A plasticidade é uma propriedade fundamental intrínseca tanto de cada uma das células nervosas isoladamente, como de redes neuronais. Ela é a base biológica para a aprendizagem, memória, desenvolvimento e recuperações pós-lesionais. Neste curso, descrevemos os vários mecanismos e princípios de funcionamento da plasticidade e sua interação com o ambiente de aprendizagem e atividade física. Embora os processos plásticos nem sempre levem à recuperação completa (cura), toda pequena melhora e toda cura devem ser explicadas através dos distintos mecanismos plásticos, quer sejam eles morfológicos, quer sejam químicos.
Informações:
São 11 aulas entre 20 e 25 minutos cada;
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Resumo dos Tópicos:
O cérebro está mudando – do mito à realidade da neuroplasticidade
Plasticidade em todos os lugares: desenvolvimento, aprendizagem e memória
Condições básicas para a reabilitação do sistema nervoso: fatores que influenciam os fenômenos neuroplásticos
O relógio biológico interno: existe neurogênese após o nascimento?
Fatores neurotróficos: moléculas de vida para as células nervosas;
Neuroplasticidade influenciada por neurotransmissores: estresse/depressão versus equilíbrio emocional/motivação
Terapia com células-tronco embrionárias e adultas: esperança para o futuro
Fatores inibidores da neuroplasticidade: vantagens e desvantagens
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Sabemos que nenhuma região do Sistema Nervoso pode assumir, sozinha, uma função. Assim, compreender o alto grau de complexidade da Formação Reticular (FR) permite-nos vislumbrar o seu decisivo papel em uma gama extraordinária de funções. Para a realização de um movimento correto é necessário que a estabilidade e a postura sejam preparadas, monitoradas e corrigidas, também, por núcleos reticulares incrustados em uma matriz de fibras nervosas, as quais, pelo fato de correr em múltiplas direções, assumem, em conjunto, uma aparência de rede que se entrelaça. Esta rede, também, toma parte na função de filtragem dos distintos e variáveis estímulos captados dia e noite. Quando este filtro está comprometido, quer seja por motivos químicos (neurotransmissores) quer seja por motivos estruturais (como lesões), os distúrbios de Atenção podem surgir, dificultando a concentração e o aprendizado.
Informações:
São 10 aulas entre 20 e 25 minutos cada;
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Resumo dos Tópicos:
Sistema Ativador Reticular Ascendente (SARA): sua função no controle do tônus cerebral
Ciclo vigília-sono e seus distúrbios: sonhos, coma, atenção, concentração, distúrbios de concentração e distúrbios de percepção
Formação reticular e as Adaptações Posturais Antecipatórias (APAs): um importante quesito para nos comunicar, fazer-nos entender, construir, escrever e colocar o mundo em movimento
Importante função de Filtro da FR para funções cognitivas
Transtorno por Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): Dopamina versus Noradrenalina versus Serotonina. Ação da Ritalina x Strattera.
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Neste curso abordamos o design estrutural do complexo Crânio-Oro-Cervical e elucidamos as conexões neuro-anátomo-funcionais com o tronco e os membros, desde a fase intrauterina, facilitando, assim, a compreensão de abordagens terapêuticas para todos os profissionais interessados na postura, condição indispensável para os movimentos funcionais e aprendizado. O Sistema Crânio-Oro-Cervical é um dos principais sistemas funcionais do organismo humano. No caso de uma disfunção, como a perda do controle sensitivo-motor, pode ocorrer alterações na mímica, na mastigação, na deglutição, além de comprometimento articular. Veremos, neste curso, que o desenvolvimento do Sistema Crânio-Oro-Cervical não ocorre isoladamente. Muito pelo contrário, o posicionamento da mandíbula, do osso hioide, da língua, da região cervical e da cabeça, como um todo, influencia a postura corpórea. Como uma via de mão-dupla, a postura corporal exerce influências importantes sobre o Complexo Crânio-Oro-Cervical. Analisamos esta via de mão-dupla desde o rastejar até a postura ereta, passando pelos movimentos mandibulares em charneira, erupção dentária, dissociações das cinturas pélvica e escapular como facilitadores dos movimentos mandibulares látero-laterais para, finalmente, chegar à mastigação adulta e caminhar cruzado.
Informações:
São 11 aulas entre 20 e 25 minutos cada;
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Dá direito ao certificado do curso;
Você possui 6 meses para cursar.
Resumo dos Tópicos:
Os múltiplos significados da boca para o organismo
Os elementos estruturais do sistema orofacial
A articulação temporomandibular: estrutura e função
Partindo dos receptores até estruturas nervosas centrais
Inervação do complexo crânio-oro-cervical
Musculatura crânio-oro-facial
Através dos lábios, respiração, posição da cabeça, do corpo e sono
Neuroanatomia funcional da deglutição
Disfagia
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Cada região do sistema nervoso desempenha um papel importante para o controle pleno e harmonioso das mais diversas funções nervosas. Uma destas destacadas regiões é, indubitavelmente, o Tronco Encefálico (TE), o qual pode ser comparado a um corredor de passagem obrigatório para incontáveis fibras nervosas ascendentes e descendentes. Além disso, o TE alberga um número respeitável de núcleos de nervos encefálicos, todos os núcleos da formação reticular e 4 pares de núcleos parassimpáticos. Graças à sua complexidade, lesões vasculares, traumáticas ou cirúrgicas do TE podem levar a uma gama muito variada de disfunções. O conhecimento das vias de passagem e a precisa localização dos diferentes núcleos dentro do TE facilita compreender as correlações anatomopatofisiológicas dos diferentes quadros clínicos apresentados pelos pacientes com comprometimento no TE.
Informações:
São 9 aulas entre 20 e 25 minutos cada;
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Resumo dos Tópicos:
Núcleos de nervos encefálicos: localização e função
As vias ascendentes de passagem para o tálamo e cerebelo: distintas vias, distintas informações, distintos distúrbios
As vias descendentes de passagem para o cerebelo e medula espinal: o controle descendente sensitivo e motor
Formação reticular: um dos mais complexos centros de integração polimodal do organismo encontra-se alojado no TE
O sistema de ativação retículo-tálamo-cortical: vigília, torpor, sonolência, concentração, atenção etc
Os sistemas ascendentes e descendentes de modulação do tronco encefálico: o controle das funções corticais e dos neurônios da maquinaria espinal
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Linguagem, atenção, memória ou consciência: o cérebro executa uma variedade de tarefas fascinantes. Para que tudo isso ocorra, torna-se necessário um adequado e preciso desempenho neuronal. O que nos parece bastante corriqueiro pode tomar proporções gigantescas quando nos deparamos com pessoas com distúrbios relacionados a estas funções. Aqui, mostraremos as bases neuronais das funções nervosas superiores e explicaremos os mecanismos fisiopatológicos das suas desordens.
Informações:
São 13 aulas entre 20 e 25 minutos cada;
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Resumo dos Tópicos:
Tomada de consciência versus percepção
Áreas corticais e funções cognitivas
Córtex pré-frontal: a personalidade, memória, antecipação, funções executivas, alucinações, as áreas de linguagem (broca)
Córtex frontal e o eu social: controle emocional, atenção, sentimento
Córtex parietal (córtex somato-sensorial, representação interna do corpo, síndrome da negligência, Síndrome de Pusher)
Lobo temporal (áreas auditivas, memória, face e reconhecimento de objetos)
Lobo occipital (processamento visual central)
Assimetrias hemisféricas: dominância e lateralidade
Memória e distúrbios de memória
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O estresse é uma verdadeira epidemia da sociedade moderna. Esta palavra emprestada da física e de origem latina (stringere) significa tensão, flexão e distorção e foi utilizada na biologia, pela primeira vez, em 1914 por Walter Cannon. Ela se refere a estímulos (estressores sensoriais, físicos ou químicos e ou estressores psíquicos) que desencadeiam reações físicas e mentais em animais e seres humanos. Classicamente, descreve-se o estresse em três fases: Alarme (Emergência), Adaptação (Resistência) e Exaustão (Fadiga). As quais descrevem um percurso desde uma fisiológica e motivacional liberação de substâncias químicas preparando o corpo para a luta ou fuga até eclodir em uma exaustão (Síndrome do Burnout) com profundos efeitos sobre a rede neuronal. Dentre os diferentes sistemas comprometidos no estresse, a exaustão adrenal é uma das mais comprometidas. Infelizmente, ela nem sempre é rapidamente diagnosticada levando o indivíduo a um maior comprometimento cognitivo, afetivo ou físico que irá refletir em todo o seu modo de vida.
Informações:
São 12 aulas entre 20 e 25 minutos cada;
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Resumo dos Tópicos:
Estresse não controlado: Eixo HPA (Hipotálamo-Hipófise-Adrenal)
Estresse controlado: Eixo LC-NA (Locus cereleus-Noradrenalina)
Tríade Glandular Adrenal-Pâncreas-Tireóide
Efeitos do Estresse sobre o envelhecimento: Telômeros e Telomerases
DHEA: Ansiedade, Estresse, Libido, Suscetibilidade a infecções e perda do controle emocional
Estresse oxidativo e o papel das mitocôndrias
Estresse crônico subclínico provocado pelas ingestas tóxicas e poluentes
Eustresse versus Distresse: desde a motivação até a neurotoxicidade
Estresse, diminuição de Serotonina e Depressão
Estresse crônico e seus efeitos sobre Hipocampo (memória), Córtex pré-frontal (raciocínio lógico e solução de problemas) e Amígdala (medos)
Enfermidades relacionadas ao estresse crônico
Dosagens de cortisol na saliva versus cortisol no sangue
Transtorno do Estresse Pós-Traumático
Vitaminas e minerais necessários para prevenir e para tratar a exaustão adrenal
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Este curso introduz as bases biopsicológicas do cérebro e da aprendizagem. Aclara os princípios da moderna neurodidática e apresenta os modelos de uma aprendizagem mais cérebro-compatível. O objetivo de nossas representações não é a redução da complexidade dos processos de aprendizagem em sua base puramente neurofisiológica, mas, antes, a combinação fértil de perspectivas psicológicas e neurocientíficas.
Informações:
São 12 aulas entre 20 e 25 minutos cada;
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Resumo dos Tópicos:
Desenvolvimento do cérebro e da memória
Aprendizagem e memória (neuroanatomia e neurofisiologia da aprendizagem e da memória)
Emoção, motivação, ação
Potenciais individuais do cérebro para usar na aprendizagem
Criatividade
Aprendizagem e estresse
Aspectos de um bom ensino: como aprender a ensinar?
Perspectivas
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Que seu alimento seja o seu medicamento e que seu medicamento seja seu alimento! (Hipócrates, 400 aC.) Tanto a quantidade como a qualidade da nossa alimentação desempenham um papel importante sobre nossas funções cerebrais. As atuais investigações científicas mostram que, especialmente por causa da engenharia genética de alimentos, cada um de nós apresenta, no mínimo, uma hipersensibilidade a determinadas substâncias (lactose, glúten, caseína etc.). Isto pode conduzir a reações inflamatórias crônicas subclínicas no corpo, as quais, em última instância, afetam o sistema nervoso. O aparecimento de várias doenças tais como depressão, doença de Parkinson, demência, esclerose múltipla, transtorno e déficit de atenção e hiperatividade etc. podem estar diretamente relacionado com nossos hábitos alimentares.
Informações:
São 11 aulas entre 20 e 25 minutos cada;
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Resumo dos Tópicos:
Envelhecer e adoecer: verdade ou mito?
Das bactérias intestinais até os neurotransmissores e funções cerebrais
Efeitos dos alimentos geneticamente modificados, surgimento e manutenção de inflamações, alterações na barreira hematoliquórica e processos cerebrais degenerativos
A nossa comida ainda contém nutrientes suficientes para nós?
Relação entre os nutrientes e a produção de neurotransmissores
Grelina, Leptina, resistência à leptina e a gula insaciável
O nosso cérebro tem fome de quê?
O amargo sabor do açúcar
O mito sobre o colesterol
Gorduras: são boas ou ruins para os nossos cérebros?
Os radicais livres
Nutrigenética: como a dieta controla a expressão de nossos genes
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Com base em uma compreensão biopsicossocial da dor, apresenta-se, neste seminário, conceitos atualizados das pesquisas interdisciplinares sobre os processos álgicos. O ser humano é visto como uma unidade, na qual corpo e mente são inseparáveis e responsáveis tanto pelo equilíbrio interno emocional, psicológico e físico como, também, pelos seus desequilíbrios. Entender a dor significa abandonar a visão localizacionista e adquirir uma observação multifatorial do indivíduo.
Informações:
São 10 aulas entre 20 e 25 minutos cada;
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Resumo dos Tópicos:
A dor como resultado de doenças biopsicossociais
Dor aguda, crônica e recorrente
Dores de origem, dores projetadas e dores referidas
Neuroanatomia básica da dor
Fisiologia da nocicepção e dor
Os neurônios WDR (wide dynamic range): neuroplasticidade e dor
Processamento central da dor: o sistema medial (conteúdo emocional da dor) e o sistema lateral (localização da dor)
Mecanismos biológicos da cronicidade: a memória álgica
Distúrbio da dor de origem somática, fibromialgia etc
Farmacologia no tratamento contra processos álgicos
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O Espectro autista é um distúrbio neurológico ou um somatório de distúrbios com consequências neurológicas? Alguns o descrevem como um distúrbio cerebral congênito incurável da percepção e do processamento de informações e que se manifesta já na infância. Outros o descrevem como uma manifestação inata no processamento de informações, expressando-se por deficiências na interação social e comunicação e através de comportamentos estereotipados e, por vezes, pontos fortes na percepção, atenção, memória e inteligência. Este complexo espectro será pormenorizado neste curso demonstrando tanto as estruturas nervosas que o envolvem, como os fatores ambientais e ou genéticos que o influenciam.
Informações:
São 11 aulas entre 20 e 25 minutos cada;
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Resumo dos Tópicos:
Desordem neurobiológica envolvendo inteligência, interação social e padrões repetitivos e estereotipados de comportamento
Possíveis causas do autismo
Fatores genéticos: mecanismos de transmissão
Autismo em gêmeos idênticos (homozigotos) e não-idênticos (heterozigotos)
Fatores placentários de risco: novo indicador?
Síndrome de Rett versus Espectro Autista: distúrbios monogenéticos versus fatores múltiplos
Epigenética: influências do entorno sobre o programa genético (ativação/desativação de genes)
Estresse oxidativo celular e Autismo
Alimentos e seus efeitos sobre o metabolismo dos neurônios
Disfunções cerebrais: estruturas e funções nervosas comprometidas
Teoria dos neurônios espelhos
Teoria do Sistema de Empatias ou Teoria do extremo cérebro masculinizado (Testosterona)
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O cientista e pioneiro nos estudos sobre sono, Allan Rechtschaffen, escreveu: “Se o sono não tivesse nenhum valor biológico, então, este teria sido o maior erro já cometido no processo da evolução.” Quanto mais refletimos sobre esta afirmação, mais nos conscientizamos da importância que o sono tem em nossas vidas, na nossa saúde e nas nossas enfermidades: basta dizer que dormimos cerca de 1/3 de nossas vidas, ou seja, uma pessoa com 60 anos de idade, deverá ter dormido 20 anos de sua vida. Nas últimas décadas, porém, vários fatores têm contribuído para uma privação do sono. A frase “tempo é dinheiro” já reflete bem isso. O estresse do trabalho, a insegurança financeira, social, econômica e política associados ao uso de aparelhos que emitem carga eletromagnética e luz azul contribuem, ainda mais, para os distúrbios de um sono, o qual deveria ser reparador. O objetivo deste curso é fornecer dados para compreender melhor a importância do sono, os motivos que levam ao seu déficit e, evidentemente, quais as suas consequências. Por derradeiro, estaremos aptos a compreender que dormir bem pode se tornar um excelente coadjuvante no aprendizado e no tratamento contra vários problemas de saúde física e ou mental.
Informações:
São 13 aulas entre 20 e 25 minutos cada;
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Dá direito ao certificado do curso;
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Resumo dos Tópicos:
Atual deficiência epidêmica do sono
A coreografia funcional do sono: a dança entre os neurotransmissores, neuromoduladores e hormônios
Arquitetura das fases do sono: N-REM e REM
Liberação de GH (hormônio do crescimento) e os efeitos da deficiência de sono
Sono e a modulação da expressão gênica de, aproximadamente, 750 genes
Privação do sono e sua relação com diversas doenças como TDAH, obesidade, infarto, ave, câncer e Alzheimer, dentre outras
Melatonina e seu repertório de atividades em nosso corpo
Disruptores da melatonina e de um sono reparador: efeitos negativos da luz azul campos eletromagnéticos
O recém-descoberto sistema glinfático e a limpeza cerebral durante o sono
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Os Órgãos dos Sentidos são a nossa janela para o mundo. Descreveremos, neste seminário, como ocorrem as nossas percepções sensoriais. A fascinante viagem se inicia com os estímulos físicos e químicos nos receptores e termina com a percepção consciente do mundo (interno e externo) em áreas corticais. Este processo de representação interna é um verdadeiro e admirável “ato construtivo”, o qual ocorre, por sua vez, não de maneira voluntária, mas, sim, alicerçado em mecanismos inatos e adquiridos. A frase: “Tudo que está no intelecto já esteve antes nos Órgãos dos Sentidos” permite-nos compreender que os Órgãos dos Sentidos também constituem a “Porta de Entrada” para o Neuro-Universo, quer seja para o Desenvolvimento neuropsicomotor normal, quer seja nos processos terapêuticos. A única maneira de ter acesso à parte central do Sistema Nervoso, fortalecer circuitos já existentes, enfraquecer os circuitos indesejáveis, construir caminhos neuronais novos, lapidar suas sinapses, facilitar a aprendizagem e a formação de memórias, dentre tantas outras admiráveis funções neurológicas, é, exatamente, através desta Porta de Entrada.
Informações:
São 12 aulas entre 20 e 25 minutos cada;
Inclui o material de acompanhamento em PDF;
Dá direito ao certificado do curso;
Você possui 6 meses para cursar.
Resumo dos Tópicos:
O ser humano é direcionado por receptores: „sinto o que movimento, movimento melhor o que sinto!“;
O sistema sensitivo em ação: princípios da programação e controle/correção do movimento através de mecanismos de “feedback” e “feed forward”
Representação interna: esquema e imagem corporal;
Sistema visual: estrutura, desenvolvimento e função do sistema visual;
Movimentos oculares normais, sacádicos e nistagmo;
Sistema auditivo: sons necessitam de vibração. As TRÊS partes anátomo-funcionais da orelha, más-formações (p.ex., na Síndrome de Down = Trissomia do 21) e a influência negativa sobre a aquisição da linguagem articulada. A extraordinária inervação da cóclea. Exames de emissão otoacústica. Surdez de condução versus surdez central;
Gustação: fisiologia, estrutura e processamento de informações no encéfalo
Olfato: o nariz, a mucosa olfativa e o processamento olfativo no encéfalo
Sentidos táteis: nocicepção e dor, receptores térmicos, tato, pressão
O “sentir” em movimento: noções básicas de percepção tátil
Inclui o material de acompanhamento / Certificado / 6 Meses para cursar
Apresentaremos neste curso os resultados mais importantes e recentes dos estudos da neuroanatomia e neurofisiologia dos distúrbios psicológicos mais frequentes (depressão, esquizofrenia, distúrbios e déficit de atenção e hiperatividade etc.). O empenho para se compreender as reconhecidas alterações nas relações neuroanatômicas/neurofisiológicas com a sintomatologia clínica, serve ao propósito de ampliar as bases biológicas da fenomenologia do sentimento humano, pensamento e ação. Este não é um reducionismo biológico, mas antes um esforço para se aclarar os diferentes aspectos (modos de existência) do organismo vivo em uma relação adequada.
Informações:
São 12 aulas entre 20 e 25 minutos cada;
Inclui o material de acompanhamento em PDF;
Dá direito ao certificado do curso;
Você possui 6 meses para cursar.
Resumo dos Tópicos:
Bases neurofisiológicas, neuroanatômicas e neurofarmacológicas
Genética e epigenética no contexto dos transtornos mentais
O ser humano como um sistema complexo bio-psico-social
Neuroanatomia e neurofisiologia de distúrbios clínicos (transtornos afetivos, esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo, distúrbios alimentares, dor, distúrbios e déficit de atenção e hiperatividade, distúrbios do sono, demência, doença de Parkinson, síndrome da negligência, síndrome do lobo frontal)
Biologia como uma ciência da vida
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Em todos os órgãos do nosso corpo, as células interagem umas com as outras. Mas, em nenhum sistema esta interação é tão complexa, tão crítica, tão dinâmica e adaptável a um papel eficaz, como no sistema nervoso. Graças a esta troca constante entre as diferentes células nervosas, somos capazes de controlar a nossa atenção, perceber e processar diferentes informações, abstrair soluções de problemas e converter os nossos pensamentos em movimentos. Experiência e comportamento são o resultado da atividade cerebral. A complexidade desses processos, muitas vezes, só fica clara quando vivenciamos pessoas com transtornos. A organização deste fascinante sistema é influenciada por um programa genético e vários fatores ambientais. Estresse, desmotivação, trauma físico e/ou psicológico estão, obviamente, entre esses fatores e podem ter um impacto dramaticamente negativo no desenvolvimento ou nas conexões existentes entre as células nervosas. O Curso mostra, do ponto de vista neurocientífico, como esses fatores influenciam a maleabilidade, ou seja, a plasticidade do sistema nervoso e suas funções.
Informações:
São 10 aulas entre 20 e 25 minutos cada;
Inclui o material de acompanhamento em PDF;
Dá direito ao certificado do curso;
Você possui 6 meses para cursar.
Resumo dos Tópicos:
As três fases de reação ao psicotrauma
Reações psicofisiológicas versus doenças psicossomáticas
Falsas memórias: O problema não é a experiência traumática, mas sim o traumático armazenamento da experiência
Bases neurobiológicas do psicotrauma (emoção, cognição, funções de memória, condicionamento de medos, sistema de neurônios-espelho etc.)
Neurobiologia e apego emocional: mudanças na estrutura sináptica e química
Estresse como motivador e como elemento neurotóxico
Estressores e seus efeitos no hipocampo (memória), lobos frontais (emocional avaliação, resolução de problemas e planejamento de ações) e amígdala (medos)
A ativação do eixo LC-NA (locus coeruleus-noradrenalina): trauma controlável = estabilidade emocional e física;
Ativação do eixo HPA (hipotálamo-hipófise-adrenal): incontrolável Trauma e somatização
O papel do cortisol na fadiga adrenal e como ele é influenciado pelo ambiente
Serotonina, noradrenalina, dopamina, acetilcolina: alterações nos níveis desses neurotransmissores afetam nossas vidas dramaticamente
Intestino, bactérias intestinais e nossos sentimentos
Inclui o material de acompanhamento / Certificado / 6 Meses para cursar
O curso “Cérebro, Memória e Síndromes Demenciais” explora diversos aspectos relacionados ao envelhecimento cerebral e distúrbios cognitivos. Inicia abordando a senescência, mudanças morfológicas, fisiológicas e metabólicas decorrentes do envelhecimento, e destaca a importância do cérebro nesses processos. São discutidas teorias do envelhecimento biológico, como a acumulação de mutações e dos radicais livres. O curso também explora as principais formas de demência, incluindo Alzheimer, Demência com Corpos de Lewy e Fronto-Temporal. São analisados fatores genéticos, como o papel dos genes APO-E, e fatores ambientais, como dieta, sono e neurotransmissores, no desenvolvimento dessas condições. O diagnóstico diferencial entre demência e outras condições é abordado, enfatizando a importância do reconhecimento precoce. Além disso, são discutidas estratégias de prevenção, destacando a influência da dieta e do estilo de vida na saúde cerebral. O curso explora a relação entre estresse, inflamação e doenças neurodegenerativas, fornecendo uma compreensão abrangente das alterações no sistema nervoso durante o envelhecimento. O Prof. Dr. Nelson Annunciato aborda o diagnóstico das demências, destacando testes cognitivos e exames complementares. A fisiopatologia, incluindo a formação de placas senis e emaranhados neurofibrilares no Alzheimer, é detalhada. Estratégias de tratamento, incluindo abordagens farmacológicas e não farmacológicas, são discutidas. O curso enfatiza a importância da educação sobre demência, visando desmitificar estigmas e promover a compreensão da complexidade dessas condições. Ao final, destaca-se a relevância da prevenção e da busca por uma harmonia entre fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida para promover a saúde cerebral ao longo do envelhecimento.
Informações:
São 13 aulas (+ 1 aula bônus) entre 20 e 25 minutos cada;
Inclui o material de acompanhamento em PDF;
Dá direito ao certificado do curso;
Você possui 6 meses para cursar.
Resumo dos Tópicos:
Senescência e Mudanças Cerebrais: Exploração das alterações morfológicas e fisiológicas relacionadas ao envelhecimento
Teorias do Envelhecimento Biológico: Discussão das principais teorias, como acumulação de mutações e dos radicais livres
Fatores de Risco na Meia-Idade: Avaliação do impacto de exercícios, atividade cognitiva, obesidade, tabagismo, álcool, pressão sanguínea, humor e dieta
Processos da formação Memória: Análise dos estágios de aquisição, consolidação, arquivamento e recrutamento de informações
Homeostase NEI: Integração dos sistemas Neuronal, Endócrino e Imune para a manutenção da saúde cerebral e corpórea
Demência e Diagnóstico Diferencial: Definição, tipos e diferenciação entre demência, síndromes confusionais, delírio e depressão
Alzheimer e Fatores de Risco: Estudo da patofisiologia, genética, neurotransmissores e impacto da alimentação
APO-E e Vitamina K2: Análise dos genótipos APO-E e o papel da vitamina K2 na sensibilidade à insulina
Astrócitos e Limpeza Cerebral: Exploração do papel dos astrócitos na remoção de detritos cerebrais
Neurotransmissores e Excitotoxicidade: Impacto do desequilíbrio neurotransmissor na saúde cerebral
Diagnóstico de Demência e Formas Específicas: Abordagem diagnóstica, testes cognitivos, formas raras e conclusões para a promoção da saúde cerebral
Inclui o material de acompanhamento / Certificado / 6 Meses para cursar
Este curso aborda diversos aspectos do desenvolvimento neurológico, desde o período intrauterino até as complexidades das funções neuronais. Iniciando com a anatomia apresentada por Vesalius em 1543, o curso explora os aspectos moleculares e funcionais da neuroanatomia funcional, destacando a estrutura dos neurônios e suas funções fundamentais, incluindo a captação, transporte e análise de informações. O curso também discute a vascularização do sistema nervoso, enfatizando a importância da oferta de oxigênio, glicose, fatores neurotróficos e ativação para a sobrevivência neuronal. Os tópicos abordam a comunicação entre células nervosas por meio de sinapses elétricas, químicas e gasosas, destacando os neurotransmissores e os mecanismos de remoção dessas substâncias. O sistema dopaminérgico é explorado em detalhes, assim como as diferentes categorias de neurotransmissores e seu impacto sobre funções cerebrais. O Prof. Dr. Nelson Annunciato apresenta casos clínicos, como a Síndrome do X-Frágil e diversas anomalias do neuro-desenvolvimento, fornecendo uma compreensão abrangente das influências genéticas e epigenéticas no desenvolvimento do sistema nervoso. O curso também abrange o fechamento do tubo neural, a organização cortical, a migração neuronal e diversas anomalias, incluindo o risco de desenvolver esquizofrenia, lisencefalia, paquigiria, heterotopia, polimicrogiria e esquizencefalia.
Informações:
São 10 aulas entre 20 e 25 minutos cada;
Inclui o material de acompanhamento em PDF;
Dá direito ao certificado do curso;
Você possui 6 meses para cursar.
Resumo dos Tópicos:
Características histológicas das células nervosas e a maquinaria neural
Sinapses químicas, elétricas e “gasosas”: A majestosa variabilidade na comunicação entre nossas células nervosas e a ação medicamentosa
Neurotransmissores, Neuromoduladores e Co-Transmissores: nossas vidas são dramaticamente influenciadas pela elevação ou diminuição na concentração das variadas Substâncias Neuro-Ativas
O Programa Genético e as Diferenças Individuais: Os genes “saltadores” em ação
Como é possível influenciar positiva ou negativamente a Expressão Gênica?
Funções Mentais e Motoras complexas são controladas “multi-geneticamente”
Mutações Gênicas, Mutações Cromossômicas e Predisposições podem influenciar distintas estruturas nervosas. Síndrome de Rett, Charcot-Marie, Atrofia Muscular Espinal, Corea de Huntington, Alzheimer, Ataxia de Friedreich, Autismo etc
O Nascimento, a Migração, a Diferenciação das células nervosas e a Sinaptogênese (formação sináptica).
Desenvolvimento Encefálico e Espinal. Hormônios sexuais: encéfalo masculino versus encéfalo feminino
Radiações gliais como “Guias” da Migração Neural: a importância das Moléculas de Adesão Celular e os distúrbios causados durante a gravidez pelo alcoolismo, irradiações e erros genéticos e cromossômicos.
Ativação da Morte Neural Fisiológica e Patológica durante o Desenvolvimento: Carência de Fatores Neurotróficos
Inclui o material de acompanhamento / Certificado / 6 Meses para cursar
Este curso aborda o tema “Cérebro e processos do envelhecimento” apresentando diversos tópicos relacionados ao envelhecimento, destacando a importância do cérebro nesse processo. Discutimos a complexidade do envelhecimento, incluindo a perda de funções, enfermidades típicas e a dificuldade de distinguir entre o “desgaste natural” (envelhecimento biológico) e as doenças. O Prof. Dr. Nelson Annunciato destaca a relevância de cuidar do cérebro em comparação com as preocupações com as rugas no rosto, trazendo conceitos médicos como a definição de “normal” e de “metabolismo otimizado” na medicina em relação a parâmetros como pressão arterial e níveis de homocisteína, a importância da genética, atividade física, hormônios, alimentação e outros fatores. São abordadas teorias do envelhecimento biológico, mencionando a acumulação de mutações, encurtamento dos telômeros e outros fatores epigenéticos para compreender os motivos do envelhecimento e adotar medidas para promover uma longevidade saudável e vibrante.
Informações:
São 15 aulas entre 20 e 25 minutos cada;
Inclui o material de acompanhamento em PDF;
Dá direito ao certificado do curso;
Você possui 6 meses para cursar.
Resumo dos Tópicos:
Envelhecimento como um processo multifatorial
Importância do Cérebro no Envelhecimento e como o Envelhecimento influencia o Cérebro
Exploração dos conceitos médicos de normalidade em parâmetros como, por exemplo, pressão arterial e homocisteína
Relevância da vitamina K2 na saúde cardiovascular, prevenção e tratamento de doenças
Genética, atividade física, hormônios, alimentação/suplementação e outros fatores na promoção de um envelhecimento saudável
Papel da Melatonina e Telomerase na prevenção da síndrome metabólica
Teorias do Envelhecimento Biológico como, por exemplo, a acumulação de mutações e encurtamento dos telômeros
Sono e seus benefícios, efeitos da privação do sono ou rotina de um sono não reparador
Importância da Vitamina D3
Restrição calórica como uma estratégia para aumentar a expectativa de vida
Efeito dos efeitos dos hormônios como, por exemplo, melatonina, testosterona e progesterona no envelhecimento
Radicais Livres e Glicação
Demência e Alzheimer
Importância de adotar um programa abrangente para preservar a saúde cerebral e prevenir o envelhecimento precoce
Inclui o material de acompanhamento / Certificado / 6 Meses para cursar
O curso abrange um dos tópicos mais frequentes nos dias de hoje, qual seja, Sistema Nervoso e Estresse, explorando como o estresse impacta vários aspectos da saúde e, consequentemente, de nossas vidas. Dividindo o Sistema Nervoso por razões didáticas, aborda a intensidade e duração dos estressores em motivação, ativação sináptica, neurotoxicidade e outros. Apresenta uma escala detalhada de Níveis de Estresse, associando diferentes estados emocionais e examina fatores influenciadores do estresse como sono, atividade física, cargas emocionais e vida social. Diversas abordagens terapêuticas incluindo medicamentos, alimentação, nutrição, suplementos e mudanças no estilo de vida são discutidas. Analisa a influência dos telômeros no envelhecimento celular e amplia a definição de estresse para incluir fatores ambientais, como campos eletromagnéticos e glicação. O curso destaca a importância da influência emocional e ambiental harmoniosa, abordando campos eletromagnéticos e apresentando importantes sugestões para uma melhor e mais rápida solução. Explora fatores genéticos e epigenéticos relacionados ao estresse, enfatizando a expressão gênica. Examina o impacto do estresse na saúde mental, conectando-o, inclusive, à síndrome do intestino irritável e sua influência na resposta imunológica. Aprofunda-se em disruptores ambientais e amplia a definição de estresse para incluir estressores, poluentes e formação de radicais livres. Analisa as fases de resposta aos estressores e discute enfermidades vinculadas ao estresse crônico. Explora os efeitos do estresse no cérebro e no organismo, destacando o Sistema HPA (Hipotálamo-Hipófise-Adrenais). Detalha a progressão da fadiga adrenal e examina a relação entre estresse e depressão, incluindo modificações estruturais no cérebro. Analisa, criteriosamente, o papel da microbiota intestinal na saúde mental, com ênfase em probióticos e psicobióticos. Por fim, destaca a importância de nutrientes como Omega-3 e Vitamina D3, relacionando-os a cruciais benefícios na saúde mental. Considera o papel da genética e distúrbios específicos para oferecer uma compreensão completa dos fatores envolvidos no estresse e suas implicações na saúde.
Informações:
São 14 aulas entre 20 e 25 minutos cada;
Inclui o material de acompanhamento em PDF;
Dá direito ao certificado do curso;
Você possui 6 meses para cursar.
Resumo dos Tópicos:
Sistema Nervoso e Estresse: Descrição do sistema nervoso e impacto da intensidade e duração do estresse
Níveis de Estresse: Escala de níveis de estresse e estados emocionais associados a diferentes níveis de estresse
Fatores Influenciadores do Estresse: Destaque para fatores estressores como sono, atividade, alegria e vida
Relação com Doenças: Associação entre dores lombares e outras queixas relacionadas ao estresse
Estilo de Vida: Princípios para uma vida saudável
Abordagem Terapêutica: Diferentes abordagens terapêuticas incluindo medicamentos, terapia, estilo de vida, esporte, alimentação, suplementos e medicina funcional
Telômeros e Estilo de Vida: Estudo sobre a relação entre mudanças no estilo de vida e a extensão dos telômeros.
Influência Ambiental na Saúde: Importância da influência ambiental harmônica na saúde
Campos Eletromagnéticos: Influência dos campos eletromagnéticos na saúde humana e apresentação da tecnologia Vivobase
Fatores Genéticos e Epigenéticos: Mencionando fatores genéticos e epigenéticos relacionados ao estresse.
Influência do Estresse na Saúde Mental: Impacto do estresse psicológico em respostas emocionais e relação com a síndrome do intestino irritável
Impacto do Estresse na Resposta Imunológica: Influência do estresse na resposta imunológica, exemplos de alterações nos linfócitos-T
Influência da Nutrição e Glicação: Importância da nutrição adequada e glicação como processo associado ao estresse oxidativo
Disruptores Ambientais: Subdivididos em disruptores endócrinos, metabólicos e imunológicos. Ampliação da definição de estresse para incluir fatores como poluentes e toxinas ambientais
Efeitos do Estresse no Cérebro e Organismo: Sistema Hipotálamo-Hipófise-Adrenal (HPA), cortisol e inter-relação com outros sistemas, progressão da fadiga adrenal e relação entre estresse e depressão, incluindo modificações estruturais no cérebro